Produção de café no Brasil na safra 2025/26 deve cair para 64,5 milhões de sacas

Blog

A produção de café no Brasil na safra 2025/26, que será colhida no fim deste semestre, deve ser menor do que o esperado depois dos problemas provocados pela seca do ano passado. A consultoria StoneX revisou para baixo sua previsão para a colheita desta temporada para 64,5 milhões de toneladas. O volume é 1,7% inferior ao divulgado em novembro e 2,1% abaixo da safra obtida em 2024/25.

A previsão para a safra de arábica no país caiu 3,3% em relação à última estimativa, para 38,7 milhões de sacas. O recuo para a principal variedade de café no Brasil chega a 13,5% quando comparado com o ciclo anterior.

O clima não apenas reduziu a produção nas regiões de arábica, como também levou a um aumento de podas. Isso compromete ainda mais o potencial da safra 2025/26. Os dados vegetativos também foram severos em muitas lavouras. Em alguns casos, mesmo com o retorno das chuvas, as plantações não conseguiram se recuperar plenamente”, disse a StoneX, em nota.Café robustaNo caso do robusta, o cenário é mais otimista. A projeção cresceu 0,8% em relação a novembro, para 25,8 milhões de sacas. Esse volume implica crescimento de 21,9% se comparado com o ciclo 2024/25.“Apesar dos impactos climáticos em Rondônia, o contínuo aprimoramento do manejo e o uso adequado de sistemas de irrigação contribuíram para o bom desenvolvimento da safra no Espírito Santo e na Bahia. Isso deve resultar em um expressivo aumento da produção em 2025/26”, destacou a consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *